terça-feira, 10 de março de 2015

Eclipses

A maior aplicação do príncípio da propagação retilinea da luz é a formação dos eclipses. Lembre-se que a palavra eclipse significa 
" deixar de ver ", ou seja , eclipse lunar ocorre quando você deixa de ver a lua, e a mesma analogia vale para o solar.


Eclipse Solar



Aquelas regiões do planeta que estiverem dentro do cone de sombra da Lua verão um eclipse total do Sol. Apesar de durar pouco tempo, nunca ultrapassando 7 min e 58 segundos, um eclipse é um espetaculo extraordinario.


Eclipse Lunar


O eclipse Lunar ocorre quando a lua entra no cone de sombra da Terra. Acontece com maior frequência que os eclipses Solares.






Outras regiões estarão no cone de penumbra da Lua e verão um eclipse parcial do Sol. A Lua ocultará apenas uma parte do Sol e o céu não ficará totalmente escuro. Como o cone de penumbra é muito maior que o cone de sombra, ecplipses solares parciais são mais comuns.


 Algumas pessoas se perguntam com  frequência  por que os eclipses não ocorrem todos os meses, já que a Lua orbita a Terra e leva aproximadamente 28 dias para completar uma translação ao redor da Terra.




A resposta é simples: o plano de órbita da Lua ao redor da Terra é inclinado em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol, havendo, portanto, épocas favoráveis aos eclipses e épocas não favoráveis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário