terça-feira, 3 de março de 2015

Você já pensou como conseguimos enxergar os objetos?

Bem, vemos algo apenas se recebermos luz dele, ou seja, não podemos ver absolutamente nada na ausência de luz. Podemos afirmar então que a nossa caneta está emitindo luz até nossos olhos. Você deve se perguntar: “mas será que a minha caneta tem a capacidade de produzir luminosidade?”.
A resposta é não! Para esclarecer dúvidas uma fonte luminosa é todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria damos o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.


As fontes de luz podem ser divididas em:

• Fontes de Luz Primárias
São fontes de luz que emitem luz própria. 


Elas podem ser:
Incandescentes: Quando emitem luz a altas temperaturas.
Ex: O Sol, a chama de uma vela e as lâmpadas de filamento.

Luminescentes: Quando emitem luz a baixas temperaturas. As fontes de luz primária luminescentes poder ser fluorescentes ou fosforescentes.

Fluorescentes: emitem luz apenas enquanto durar a ação do agente excitador.
Ex: Lâmpadas fluorescentes.

Fosforescentes: Emitem luz por um certo tempo, mesmo após ter cessado a ação do excitador. Nessas fontes de luz a energia radiante é proveniente de uma energia potencial química.
Ex: Interruptores de lâmpadas e ponteiros luminosos de relógios.


• Fontes Secundárias
São aquelas que emitem apenas a luz recebida de outros corpos.

Ex: Lua, cadeiras, roupas, etc.





As fontes de luz podem ser: puntiforme ou pontual - fontes cujas dimensões são desprezíveis em comparação com a distância a que são observadas, como por exemplo as estrelas ou extensas - fontes de luz cujas dimensões não podem ser desprezíveis em comparação com a distância a que são observadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário